CBN Brasil
Grupo Globo
O noticiário político e econômico é debatido de maneira simples, com a credibilidade e o estilo suave de Carlos Alberto Sardenberg.
Location:
São Paulo, Brazil
Genres:
News & Politics Podcasts
Networks:
Grupo Globo
Description:
O noticiário político e econômico é debatido de maneira simples, com a credibilidade e o estilo suave de Carlos Alberto Sardenberg.
Language:
Portuguese
Episodes
Novo titular da Secretaria de Comunicação nem assumiu oficialmente e já maneja crises
1/13/2025
Em meio a uma onda de fake news relacionadas ao pix, o presidente Lula se reúne com o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira. Ele só toma posse de forma oficial nesta terça-feira (14), mas já vem trabalhando desde a semana passada, montando a nova equipe. Vera Magalhães analisa a situação.
Duration:00:07:45
'Vários fundos imobiliários tiveram quedas anormais em 2024'
1/13/2025
Luiz Gustavo Medina repercute os dados sobre os fundos imobiliários em 2024. Esse tipo de investimento registrou quedas de 30% ou até mesmo 40% no ano por conta da alta dos juros e pela preocupação com a economia em 2025.
Duration:00:04:19
Filtros criados por usuários no Instagram chegam ao fim nesta terça (14)
1/13/2025
Anunciado no ano passado, chega amanhã a data prevista para o fim dos filtros criados por usuários no Instagram. Ana Letícia Loubak destaca que a medida não afeta apenas os usuários que costumavam postar stories com filtros, mas, principalmente, os criadores de conteúdo que desenvolviam esses filtros e lucravam com isso.
Duration:00:02:42
Apenas 12 estudantes tiram nota mil na redação do Enem 2024, enquanto 60 conseguiram em 2023
1/13/2025
O número de estudantes que tirou nota máxima na redação do Enem reduziu de 60 para 12 em relação à edição anterior. Os dados foram divulgados hoje (13) pelo Ministério da Educação e pelo Inep. Das 12 redações com nota máxima, apenas uma foi de estudante da rede pública, em Minas Gerais. No ano anterior, das 60 redações nota mil, quatro foram da rede pública.
Duration:00:03:45
'Governo deveria atuar mais fortemente dentro do Congresso para conseguir uma legislação'
1/13/2025
Merval Pereira fala sobre a proximidade do fim do prazo para que a Meta informe ao governo brasileiro os planos para o Brasil em relação à checagem de fake news. Comentarista destaca que o Brasil precisa ter uma regulamentação. ‘O Brasil acaba tendo que definir suas atitudes de acordo com decisões do Supremo Tribunal Federal’.
Duration:00:05:57
Prazo para Meta responder AGU sobre fim de programa de checagem termina nesta segunda (13)
1/13/2025
Termina nesta segunda-feira (13) o prazo para que a empresa Meta, controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, responda a uma notificação extrajudicial da AGU sobre o encerramento do programa de checagem de fatos nas redes sociais.
Duration:00:03:03
Lula adota tom otimista sobre economia em meio à alta da inflação e juros
1/13/2025
Mesmo em meio à alta da inflação e aos juros altos, o presidente Lula adotou tom otimista e citou dados positivos da economia: falou do crescimento do PIB, da geração de empregos e até do crescimento da renda das famílias. Em um discurso em uma cerimônia da Caixa Econômica, Lula afirmou que os brasileiros vivem um dos poucos momentos da história em que recebem o cuidado que merecem.
Duration:00:02:54
Reforma ministerial e 'governo de minoria'
1/10/2025
Vera Magalhães traz bastidores da avaliação do governo em relação à reforma ministerial e quais os possíveis apoios Lula poderia obter ou não junto ao Congresso.
Duration:00:06:37
AGU notifica Meta e diz que governo brasileiro não ficará à mercê da política da empresa
1/10/2025
A Advocacia Geral da União notificou a Meta para saber o alcance da mudança anunciada pela empresa no Brasil. Dona do WhatsApp, Instagram, Facebook e Threads informou que vai por fim à checagem de fatos postados nas redes, adotando o mesmo que o X faz hoje. Ministros de Lula disseram ver a nova decisão com muita preocupação e defenderam a regulação das redes sociais.
Duration:00:02:49
É possível fazer vinho branco com uvas tintas?
1/10/2025
Suzana Barelli responde ao comentário de um ouvinte que pergunta se é possível fazer vinho branco com uvas tintas. Ouça e descubra!
Duration:00:06:24
Dólar sobe após a divulgação de dados sobre o desemprego nos Estados Unidos
1/10/2025
Luiz Gustavo Medina comenta a alta do dólar nesta sexta-feira (10). A subida é uma reação aos dados sobre a inflação no Brasil e aos novos números do mercado de trabalho dos Estados Unidos. 'As bolsas do mundo caindo e dólar ganhando força contra todas as moedas.'
Duration:00:02:51
Imposto de pets?: Haddad é vítima de 'deep fake'; vídeo manipulado por IA
1/10/2025
Yuri Neri comenta caso de 'deep fake' do qual Fernando Haddad foi vítima nesta semana. O vídeo manipulado traz o ministro falando em cobrança de impostos para donos de pets, grávidas e até para a compra de dólares, algo fraudulento que não será implementado pelo governo. Neri também dá dicas de como identificar vídeo manipulados por inteligência artificial.
Duration:00:08:20
Polícia francesa encontra corpo de fotógrafo brasileiro desaparecido em Paris
1/10/2025
A polícia francesa encontrou o corpo do fotógrafo Flávio de Castro Sousa no rio Sena, em Paris. O brasileiro, de 36 anos, estava desaparecido desde o fim de novembro.
Duration:00:02:00
'Brasil não devia ter mandado nenhum representante para a posse de Maduro'
1/10/2025
Merval Pereira faz uma análise da posse de Maduro na Venezuela e a postura do Brasil. A embaixadora brasileira e uma delegação do PT compareceram. O governo brasileiro não deu declaração oficial nenhuma. ‘Um equívoco ter mandado a embaixadora. O Brasil não reconheceu a eleição de Maduro e não tinha que estar presente na posse. Isso é uma incoerência própria de um governo que não sabe lidar muito bem com os problemas da esquerda’. Comentarista destaca que não tem sentido nem político nem estratégico. ‘Não tem sentido simplesmente’.
Duration:00:05:14
Galípolo deve publicar carta aberta com explicações sobre o estouro da meta de inflação em 2024
1/10/2025
O Banco Central informou que hoje às 18h, o presidente Gabriel Galípolo irá publicar a carta aberta com explicações ao Ministério da Fazenda, já que houve estouro da meta de inflação em 2024. Esse é um procedimento de praxe: toda vez que a meta é estourada, o BC tem que apresentar justificativas ao Conselho Monetário Nacional. A inflação em 2024 fechou com alta de 4,83%. A meta era fechar em 3%, mas seria considerada formalmente cumprida se ficasse num intervalo de 1,5% para mais ou menos. Ou seja, o teto era 4,5% e com o resultado divulgado hoje foi ultrapassado em 0,33 ponto percentual.
Duration:00:02:35
Redes sociais: governo se junta a preocupação que já era do Judiciário
1/9/2025
O presidente Lula criticou, nesta quinta-feira (9), a nova medida da Meta de encerrar a checagem de publicações e organiza para hoje uma reunião no governo para discutir a decisão da Meta. Vera Magalhães o quadro e possíveis atuações do governo, do Congresso e também do STF.
Duration:00:09:12
DOC Colli autoriza uso da escala Pantone para caracterizar vinhos laranjas
1/9/2025
Suzana Barelli fala sobre a DOC Collio, sub-região do Friuli-Venezia Giulia, no nordeste da Itália, que dá origem principalmente a vinhos brancos mais leves, e autorizou o uso da escala de cores Pantone para caracterizar os seus vinhos laranjas. Ouça.
Duration:00:04:48
Qual é o melhor momento para comprar ações?
1/9/2025
O ouvinte João Vicente tem 50% do patrimônio em ações e pergunta se já é o momento de aumentar. Ouça a resposta de Luiz Gustavo Medina.
Duration:00:05:47
'Redes sociais transformam mentira em dinheiro e influenciam a política'
1/9/2025
Bernardo Mello Franco analisa a decisão da Meta de encerrar programas de checagem, impactos no mundo e questões políticas envolvendo as redes sociais. Além de "transformar mentiras em dinheiro", o comentarista defende que donos das redes sociais "têm um poder inédito" que "usam ativamente para influenciar a política e fazer negócios": "Está mais do que claro que essas empresas estão alinhadas à extrema-direita.
Duration:00:05:39
Polícia troca comandante da UPP do Morro dos Macacos, no Rio de Janeiro
1/9/2025
Após recentes casos de violência na Zona Norte do Rio de Janeiro, a Polícia trocou o comando da Unidade de Polícia Pacificadora do Morro dos Macacos. O novo comandante é o Capitão José Eduardo Brito Benck, ele substitui o Capitão Leonardo Rezende Brandão. Isso fica na mesma região onde um idoso foi morto na quarta-feira (9).
Duration:00:03:13